A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) marcaram para 6 de junho do Dia Livre de Impostos. O evento, realizado em todo o País, tem como intuito o protesto contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados pelas autoridades.
De acordo com Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem, o projeto consegue envolver todos os setores interessados. “É uma campanha de conscientização que une consumidores, lojistas e prestadores de serviço para demonstrarmos o excesso de imposto nos nossos produtos e serviços, além de uma burocracia tributária que também atrapalha nosso ambiente de negócios”.
Já o gestor do Dia Livre de Impostos, Victor Gonzales, destaca a quantidade de dias do ano que os brasileiros pagam de impostos, lembrando a atenção que se deve ter com a regulamentação da reforma tributária. “A ação é para mostrarmos que não estamos satisfeitos com as altas cargas tributárias. Trabalhamos mais de 150 dias no ano para que possamos parar de trabalhar para pagar os impostos e, a partir disso, começarmos a trabalhar para nós mesmos. Além disso, estamos vigilantes com a regulamentação da reforma tributária, que pode trazer surpresas desagradáveis, em especial para quem trabalha com serviços”.
Na visão da CNDL, o Dia Livre de Impostos não é apenas um ato de protesto. É também uma das melhores datas comerciais do primeiro semestre para o varejo. Gera visibilidade e aumenta o fluxo de consumidores para as lojas que participam da ação. Para se ter ideia da dimensão dessa ação promovida pela CNDL e CDL Jovem, em 2023, foram mais de 50 mil lojas varejistas em todo o Brasil participantes, que movimentaram cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, teve um impacto medido em R$ 63 milhões em mídias espontâneas.
Lucia Fassarela, vice-coordenadora da CDL Jovem, lembra que tanto lojas físicas quanto online podem se cadastrar e participar do evento. “O site do Dia Livre de Impostos não vende nada, ele é uma grande vitrine e apenas direciona o consumidor para as compras, por isso é importante estar atento a como deve ser o cadastro dos produtos”. Os empresários interessados em participar do Dia Livre de Impostos 2024 já podem se cadastrar: basta acessar www.dialivredeimpostos.org.br. Os registros podem ser feitos até o dia 5 de junho, às 22 horas (horário de Brasília). Mas atenção: os produtos e as empresas cadastradas só estarão visíveis no site a partir do dia 3 de junho.