A 38ª edição da APAS SHOW 2024 será realizada ente os dias 13 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o encontro contará com mais de 850 expositores, sendo 200 internacionais, com perspectiva de ultrapassar a marca de R$ 14 bilhões de negócios gerados.
“Em 2024, a APAS SHOW se posiciona como o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios. O evento é reconhecido como o maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e como a maior feira supermercadista do mundo, com presença relevante de expositores internacionais. O setor de varejo supermercadista é um dos que melhor ilustra os inúmeros avanços que o Brasil conquistou nos últimos anos. Se o País vem construindo uma imagem internacional forte, essa imagem certamente passa pelos supermercados e a APAS SHOW representa esse bom momento”,afirma Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.
Em uma área de mais de 78 mil metros quadrados, que ocupa os cinco pavilhões do Expo Center Norte, a APAS SHOW 2024 virá com tamanho maior. No evento haverá o chamado pavilhão azul B, um espaço de 1.700 metros quadrados construídos ao lado do pavilhão azul.
Durante o evento será realizado o Congresso de Gestão, com o tema “Update-se – O mercado do futuro mais próximo de hoje”, com insights sobre as tendências e perspectivas do setor. O Congresso de Gestão acontece entre os dias 14 e 16, das 8h às 14h.
Atenta às mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro e com o objetivo de promover o setor, destacando seu crescimento, sua importância e suas oportunidades, a APAS SHOW terá também no pavilhão Amarelo uma área voltada para ao FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) e produtos saudáveis, um tema que foi destaque em 2023 e retorna para a edição do evento em 2024.
Na APAS SHOW 2024 a “Conexão de Negócios” se destaca como uma ferramenta essencial para facilitar o contato entre fornecedores e potenciais compradores. Este espaço exclusivo oferece reuniões privativas entre empresários, previamente agendadas, garantindo eficiência e produtividade durante o evento. As reuniões, que têm duração máxima de 30 minutos, são organizadas com base nos perfis preenchidos pelas empresas durante o processo de inscrição, garantindo uma abordagem precisa e eficaz das diversas oportunidades disponíveis na feira.
Em sintonia com a crescente importância das questões socioambientais, a APAS SHOW tem reforçado seu compromisso com as causas ESG. Desde 2014, o evento tem trabalhado para garantir a destinação responsável de todos os resíduos gerados. Esforços significativos são feitos para minimizar a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, por meio da implementação de práticas de reciclagem em todas as etapas do evento. Além disso, a APAS SHOW busca neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa, realizando inventários de emissões e adquirindo créditos de carbono de projetos rastreáveis e auditáveis. Em 2023, o evento atingiu a meta de Aterro Zero, destinando 100% dos resíduos à reciclagem. No ano passado ocorreu também a neutralização por meio da contratação de créditos de carbono equivalentes a 38 toneladas de CO2 .
Outro aspecto importante é a iniciativa de arrecadação de alimentos, uma tradição da feira. Ao final do evento, os expositores parceiros têm a oportunidade de doar os produtos expostos em seus estandes. Esses alimentos são então entregues a ONGs e associações parceiras que prestam assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, a ação de arrecadação de alimentos do evento totalizou 48,4 toneladas de alimentos e produtos, destinadas para 121 entidades sociais.