Levantamento da NielsenIQ mostra crescimento médio (em valor) de 6,4% dos canais de venda no varejo de 2 a 29 de outubro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. De acordo com a pesquisa, autosserviço cresceu 1,7%, cash and carry, 9,9%, farma, 11,5%, e e-commerce, 20,2%. O bom desempenho do e-commerce, que puxa o crescimento dos canais, é resultado das ações promocionais feitas pelas empresas chamadas “pure players”, que são exclusivamente digitais.
Apesar da contínua redução da taxa básica de juros e estabilização da inflação, o mês de outubro teve o impacto negativo do autosserviço, que apresentou crescimento reduzido e desempenho abaixo da média e meses anterior (+1,7%). Os canais hiper e super pequenos apresentaram retração de 2,1% e 1,7%, respectivamente. Sem abertura de lojas, os canais super grande e farma foram os únicos a crescer no período, tanto em valor quanto em volume.
Produtos frescos, com alta de 8,4% em volume vendido, e H&B, com desempenho positivo de 10,7% (em valor), foram os destaques do mês. Arroz segue também como destaque de crescimento no mês (+30,5%) contra Carnes Congeladas que continuam com alta retração (41.9%).