A cesta de bebidas cresceu apenas 0,5%, segundo o estudo Atualização do Varejo Moderno Brasileiro elaborado pela consultoria NielsenIQ. O baixo desempenho está relacionado à queda acentuada da categoria de cervejas, que representa 37,7% do total da cesta. A retração de 9,8% foi responsável por 92% da queda. Isso não significa, segundo Daniel Asp Souza, gerente de relacionamento com o varejo da consultoria, que o brasileiro deixou de beber cerveja. Ocorre que no ano passado, com a abertura dos mercados, a indústria, que estava dando prioridade aos canais de autosserviço e cash & carry, se voltou para o varejo mais local. “Houve uma troca de canal de consumo.”
Entre as categorias que apresentaram crescimento, refrigerante, que representa 21,5% do total da cesta, cresceu 6,2%, respondendo por 25,3% de todo o faturamento. É uma categoria muito grande. As bebidas energéticas, que representam 3,6% do total, tiveram crescimento de 36%. “É uma categoria que vem crescendo graças à diversificação de portfólio, de sabores e distribuição.”