A indústria de cosméticos apresentou melhora nos resultados nos canais de venda de produtos importados nos primeiros meses de 2022. É o que revela levantamento feito pela empresa de inteligência de mercado The NPD Group. O segmento já movimentou mais de R$ 1,5 bilhão no primeiro semestre, um resultado melhor até que o alcançado em 2019, registrando aumento de cerca de 40% em relação ao mesmo período daquele ano.
A categoria de maquiagem tinha um grande peso na performance do segmento em 2019 com quase metade da porcentagem das vendas em valores e mais da metade das vendas em unidades de todo o mercado de beleza. Porém, durante os anos de 2020 e 2021 a receita caiu. Já em 2022, as vendas demonstram uma recuperação, apresentando pela primeira vez um crescimento em relação ao primeiro semestre de 2019. Uma categoria que vem acumulando alta desde o início da pandemia é a de fragrâncias. Somente nos seis primeiros meses deste ano, a receita em valores acumula uma alta de dois dígitos, se comparada ao mesmo período de 2021.
Se por um lado o mercado de beleza em geral comemora a recuperação em valores, por outro ainda falta um pequeno aumento em número de unidades de produtos para que o segmento chegue aos mesmos números de 2019, quando foram vendidas cerca de 16 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano. Analisando o aumento da receita de vendas, supostamente, o mercado já estaria ultrapassando o nível de vendas de 2019. Porém, a inflação acumulada nos últimos 12 meses de 2022 (12.1%) é quase o dobro da registrada em 2021 (6.8%), segundo o IPCA, tornando os produtos mais caros.