O setor atacadista e distribuidor fechou o ano de 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões, a preço de varejo, representando crescimento nominal de 10,9% e real de 6,28% em relação ao ano anterior, descontada a inflação oficial pelo IPCA de 4,62%. Os dados são do Ranking ABAD NielsenIQ – Ano Base 2023, estudo realizado pela ABAD em parceria com a consultoria NielsenIQ.
Esse faturamento representa cerca de 52,5% do mercado geral de consumo, que cresceu 9,7%, chegando a um total estimado de R$ 769 bilhões, segundo avaliação da NielsenIQ. O percentual registra a melhor marca de 2019, cenário pré-pandemia, quando atingiu 53%.
Todos os modelos de operação apresentaram desempenho positivo. Distribuidor com entrega cresceu 10,8%; atacado generalista com entrega e atacado generalista de autosserviço, ambos com crescimento de 7,7%. Esses dados excluem o maior player, o Atacadão, para melhor mensurar o segmento.
O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, comemora os números. “O ano de 2023 foi uma caminhada desafiadora que vencemos com resiliência e atitude. Conseguimos atingir nossa expectativa de respondentes, o que fortalece a representatividade numérica do atacado distribuidor, que chega a 55,2% de participação dentro do rol de produtos vendidos pelo varejo ao consumidor”.
Nesta edição, o Ranking ABAD NielsenIQ contou com número recorde de respondentes, 740, que, juntos, faturam R$ 258 bilhões, ou, R$ 179 bilhões sem considerar o Atacadão, valor 11,5% maior em relação ao apurado no ano anterior. O Ranking analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o País, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do canal indireto.