Levantamento feito pela SPC Serasa Brasil, em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) indicou queda no nível de inadimplentes no mês de outubro em São Paulo, caminhando para 19,87 milhões de pessoas.
Mesmo com a queda, a porcentagem de recuperação de crédito no Estado ficou inferior à média para região Sudeste e nacional registradas, tendo marcado 1,43% para o Estado de São Paulo, 2,29% para o Sudeste e 5,94%, nível Brasil.
Dentre os recuperados, pessoas na faixa dos 50 aos 64 anos obtiveram mais êxito na recuperação de crédito, registrando 25,95% do todo. Em média, no mês de outubro, o paulista teve que desembolsar R$ 2.104,95 para a quitação total das dívidas.
O levantamento indica ainda que, do número total de inadimplentes no mês de outubro, 85,33% foi de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
“Os dados demonstram certa recuperação diante da inadimplência do paulista. O final de ano propicia um aquecimento e uma maior injeção econômica em todo o Estado, contando com Black Friday, Natal e Ano Novo. A queda da taxa de juros também pode demonstrar um avanço diante dos números”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.