*Por Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz
Atualmente, toda e qualquer empresa que almeja ter e manter sucesso, construindo uma marca forte, deve ter a obrigação de pensar em como inovar no seu mercado. Pensar, planejar e executar novas estratégias e formas de gerar resultados para os clientes, é o que fará a diferença no crescimento e desenvolvimento dessa marca. Por isso, é importante sempre pensar no sentido da inovação, seja na forma como operacionalizar o negócio ou até mesmo como capacitar o time comercial da organização.
Para que os negócios continuem prosperando, a atenção com times comerciais é fundamental, independentemente do porte ou segmento de atuação. Os profissionais de vendas precisam estar alinhados à cultura da empresa, com conhecimentos profundos e sempre atualizados sobre as soluções que a empresa oferece ao mercado, além de conhecimento sobre as melhores práticas de negociação e fechamento de negócios.
De acordo com dados da Task Drive, o retorno sobre o investimento (ROI) de um treinamento de vendas é de 353%, ou seja, para cada dólar gasto em treinamento, a empresa recebe aproximadamente 4,53 dólares de volta. Na nossa concepção, esse tipo de investimento é primordial para conseguirmos evoluir os conhecimentos, oferecendo uma jornada de aprendizado cada vez mais motivadora para quem acaba de chegar ou para os que estão na casa e precisam sempre renovar seus conhecimentos sobre a empresa, produtos, perfis de clientes e seus desafios ou necessidades.
Além disso, para apoiar os times comerciais, é fundamental que as empresas pensem no seu papel na construção de uma cultura forte de vendas, e consequentemente ofereçam treinamentos recorrentes às equipes. Quando a empresa e a gestão se alinham para construção de um time forte e apostam na capacitação das equipes, os impactos positivos aparecerão em diferentes vertentes como na confiança e motivação do time, na reputação da empresa perante ao mercado considerando o sucesso das negociações e vendas e, claro, nos resultados financeiros da empresa.
Seguindo movimentos importantes do mercado, há etapas cruciais até alcançar uma maturidade de vendas que seja consistente para cada negócio. Por isso, é importante que em um primeiro passo, até mesmo o processo de recrutamento e seleção seja bem estruturado e transparente, isso porque é de extrema importância ter ao lado pessoas que demonstram estar abertas a receber conhecimento e, principalmente, que estejam dispostas a aplicá-lo com o olhar voltado ao cliente.
Paralelamente aos estudos sobre as soluções e técnicas de negociação, é primordial que qualquer profissional de vendas seja treinado exaustivamente para entender que “Vendedor não fala, vendedor pergunta, escuta, anota e usa essas informações para guiar o cliente até a solução. É um profissional que deve ser expert em escuta ativa, uma vez que apenas assim será possível extrair todas as informações necessárias de cada lead, especialmente durante o processo de conhecimento de dores a serem sanadas, desejos e receios que afligem cada cliente com intensidades e formas diferentes.¨
A capacitação de times comerciais também devem seguir uma rotina e um fluxo bem definido. As empresas podem definir um cronograma de treinamentos recorrentes, que abordem diferentes temas relacionados à vendas. Além disso, é importante que os times comerciais tenham acesso a materiais e ferramentas que os ajudem a desenvolver suas habilidades. Por meio dessas trocas, é possível estruturar um processo comercial coeso e que pensa no cliente como centro de tudo, o que é fundamental para o fechamento de bons negócios, que por sua vez, geram os resultados que a empresa precisa.
Por fim, é de extrema importância que as empresas definam planos de desenvolvimento individual para cada colaborador, não só a fim de melhorar os respectivos desempenhos, mas também para formá-los até para que ocupem cargos de liderança ou outras funções dentro da empresa, afinal, investir em pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer organização, especialmente quando entende-se que o que faz qualquer negócio ter sucesso é colocar as melhores pessoas, nas posições certas e no momento adequado.
*Juliano Dias é fundador e CEO da Meetz, startup que oferece soluções de tecnologia e serviços para prospecção para negócios B2B.
Sobre Juliano Dias
Juliano Dias é cofundador e CEO da Meetz. O empreendedor acumula mais de 22 anos de experiência em Vendas e, atualmente, tem como objetivo ajudar outros empresários em sua jornada empreendedora para construírem uma cultura forte em Vendas. Formado em Marketing e com especialização em Liderança em Inovação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o executivo atuou nas áreas de Vendas de grandes empresas do segmento de luxo automotivo, como Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz AG e BMW MBI Motors. Iniciou sua trajetória empreendedora no segmento gráfico, quando fundou as empresas BeGraf e bePrint. Em 2020, decidiu voltar para o segmento de Vendas, quando fundou a Meetz, startup que oferece solução tecnológica de ponta a ponta para prospecção de clientes B2B.
Sobre a Meetz
A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 150 clientes em sua carteira, a startup usa uma plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.