O lema “a Cargill ajuda o sistema alimentar mundial a funcionar para você”, há 50 anos, promoveu a chegada da Fundação Cargill ao Brasil, com a missão de promover a transformação socioambiental no País e a prosperidade das comunidades fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis.
Como afirma Flávia Tayama, diretora presidente da Fundação Cargill no Brasil, “nosso trabalho é marcado por apoiar projetos que valorizem iniciativas de inclusão, equidade e inovação. É um grande orgulhover todas as conquistas acumuladas nesses 50 anos colaborando com ações de grande relevância em todas as regiões do País e que estão diretamente conectadas aos nossos valores. Tudo isso é fruto de muito esforço, dedicação e, principalmente, da crença de que é possível transformar e gerar impacto socioambiental positivo”.
O balanço dessas cinco décadas pode ser simbolizado pela presença em 17 estados e no Distrito Federal. Apenas em 2022, a Fundação apoiou mais de 100 comitês de voluntariado, com 1.438 voluntários e 43 projetos ativos, por meio de chamadas públicas, que beneficiaram mais de 80 mil pessoas.
As chamadas públicas acontecem duas vezes por ano e objetivam selecionar e apoiar iniciativas de impacto socioambiental positivo promovidas por organizações da sociedade civil, negócios de impacto e cooperativas, visando ao fortalecimento dessas instituições.
Recentemente, a Fundação Cargill promoveu a 3ª edição do Nutrindo Soluções Locais, priorizando organizações lideradas por grupos sub-representados, a exemplo de pessoas com deficiência, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e povos e comunidades tradicionais (como quilombolas e ribeirinhas, entre outras).
Fundação Cargill reconhece colaboradores e voluntários
Durante o evento de comemoração dos 50 anos da Fundação Cargill, realizado em 19 de setembro, foram reconhecidas a cooperação de voluntários, gestores locais e projetos.
Também foi entregue o Prêmio Alimentação em Foco, para o time da Encatus UFU, da Universidade Federal de Uberlândia, representado pela Professora e Orientadora Marcia Freire.
- Liderança local:
- Gerente da Unidade de Mairinque, Artur Furquim
- Gerente do Centro de Inovações de Campinas, Ligia Paro
- Voluntariado:
- coordenador de voluntariado de Mairinque: Fabio Arruda
- coordenadores de voluntariado de Campinas: Beatriz Coelho, Bianca Castro, Ederson Ferreira e Heloisa Nunes Dominguez.
- coordenadores de voluntariado de São Paulo: Thiago Cecilio.
- Voluntários:
- Ana Carolina Moraes Franco da Rocha
- Carlos Branco
- Gustavo Moreira
- Maria do Carmo Araujo
- Maria Paula Marques
- Jesua Domingues
- Rogério da Silva
- Rosangela Batista
- Sophia Ribeiro
- Vitória Saladini
- Governança:
- Líder de Assuntos Científicos e Regulatórios para a Cargill America Latina e membro da Diretoria Executiva da Fundação, Amanda Poldi
- Gerente Jurídico na Cargill e Advogado da Fundação, Dr. Gustavo Brito
- Diretor da Tesouraria para a Cargill América Latina, Leonardo Silva
- Líder de Operações e Supply Chain da Nutrição Animal para America Latina e membro da Diretoria Executiva da Fundação, Mauricio Ferreira
- Projetos:
- Comer e brincar na Escola, do Instituo Avisa Lá, Representado por Cisele Ortiz e Walkyria Dias
- EcoLiga – Compostar para o futuro, da Liga Solidária, representado por Priscila Rodrigues
- Periferia Articulada, do Projeto Arrastão, Representado por Gabriela Azambuja Neves Vieira e Daniela Meira
- Prato Cheio para Todos, da Associação Prato Cheio, Representado por Sheila Pistori
- Raízes na Cozinha – Diversidade em Pauta, da Migraflix, Representado por Bianca Moreira, Kayla Sarkisian e Mónica Vani