Neste ano, no Estado de São Paulo, cerca de 22,4 milhões de pessoas devem comprar algum tipo de presente para celebrar o dia dos namorados. É o que mostra o indicador exibido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL).
Os dados mostram que o tíquete médio dos produtos comprados deve girar em torno de R$ 232. Com base nos entrevistados, cerca 66% dos presentes irão para o cônjuge; já 31% serão destinados para os namorados.
“A data é tradicional para o brasileiro e para o varejo do País. O dia incentiva todos os setores do comércio, seja com presentes ou comemorações especiais, movimentando lojas, shopping centers, e-commerce e restaurantes”, afirma Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
Dentre as opções de presente, segundo a pesquisa, roupas e acessórios ocupam o primeiro lugar em itens desejados, com 41% de escolha; já os perfumes, cosméticos e maquiagens estão em segundo lugar, com 31%; os calçados aparecem na terceira posição, marcando 22%; jantares e comemorações especiais apontam 18% das escolhas; e por último, bombons e chocolates marcam 16% da escolha dos presenteadores.
Para 57% das pessoas, as lojas físicas são o primeiro lugar de escolha na hora de comprar o presente, já a internet será palco de compra para 36% dos entrevistados. Para os apaixonados que compraram na internet, destaque para as varejistas nacionais, que obtiveram 54% de escolha. “O consumidor enxerga como necessário a compra de um presente ou uma lembrança para a pessoa amada; com compradores de várias idades, e poder aquisitivo diferentes,