Em 2021, a cesta cresceu 12%, e o canal que mais contribuiu para esse crescimento foi o cash & carry, segundo o levantamento Atualização do Varejo Moderno Brasileiro elaborado pela consultoria NielsenIQ. Para Daniel Asp Souza, gerente de relacionamento com o varejo da consultoria, não se deve levar em consideração o expressivo crescimento da cesta no canal farma cadeia, já que sua importância é de apenas 0,6%.
A particularidade desta cesta é que ela contém categorias que trazem praticidade ao consumidor e aquelas relacionadas ao café da manhã. Carne congelada, pão de forma, margarina, manteiga e requeijão tiveram crescimento da ordem de dois dígitos. As categorias que mais cresceram foram carnes congeladas, 18,5%, e pão de forma, 18,6%. Chama a atenção a queda da categoria de sorvetes. Daniel Asp analisa que, considerando que o cash & carry é o canal preferido dos consumidores para esta cesta, comprar sorvete neste canal acaba não valendo a pena porque, em função de a compra ser mais demorada, o produto chega em casa derretido.
Fabricante de produtos congelados, a Golden Foods tem como campeã de vendas a Batata Quality Fries Tradicional 10mm, desenvolvida para o segmento de food service. A boa aceitação do produto levou a empresa a lançar embalagens com novas gramaturas, adequadas à comercialização em supermercados e no cash & carry. Hoje, a Golden Foods conta com uma família de batatas congeladas com 17 variedades de cortes, atendendo às mais diferentes demandas do mercado.
Neste ano, a empresa está lançando uma linha de pescados, com embalagens para o food service e para o autosserviço, e a linha The Black de cortes bovinos diferenciados. Com o objetivo de aprimorar seus produtos, a Golden Foods está realizando parcerias com chefes de cozinha e escolas de gastronomia e estreitando ainda mais os laços com os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos nas grandes franquias organizadas.