A cesta de alimentos secos registrou crescimento de 8,7% no ano passado, aponta o estudo Atualização do Varejo Moderno Brasileiro produzido pela consultoria NielsenIQ. Boa parte dessa alta vem do cash & carry, onde cresceu 14,1%. O canal tem importância de 21,3% para a cesta. Duas categorias grandes em importância, salgadinhos e bolachas e biscoitos, apresentaram os maiores crescimentos. Daniel Asp Souza, gerente de relacionamento com o varejo da consultoria, destaca, ainda, o bom desempenho da categoria de vitaminas. “Ela entrou em alta durante a pandemia e, no ano passado, cresceu 14,8%.” Com relação às quedas, chama a atenção a retração de 3,3% em leite em pó; esse índice representou 61,2% da queda verificada na cesta. Daniel Asp analisa que o motivo pode ser o aumento de preço do produto.
Segundo maior fabricante de biscoitos do Brasil, o Grupo Marilan conta com mais de 200 itens em seu portfólio, produzidos pelas marcas Marilan, Teens, Lev, Pit Stop e Casa Suíça. Seus produtos chegam a 70% dos lares brasileiros e pontos de venda de mais de 50 países. No segmento de biscoitos, o produto mais vendido é o Biscoito Maizena Marilan.
Neste ano, a empresa apresentou diversas novidades, como o lançamento do conceito de fermentação natural para as categorias de biscoitos crackers (Marilan) e Personal Crackers (Pit Stop). Na categoria torradas, a Lev Magic Toast teve lançamento do formato tubete focado no pequeno varejo. Para a marca Casa Suíça, as novidades foram bolos premium em diversos sabores e quatro novos sabores de panetones recheados.
A empresa pretende continuar seu ritmo de crescimento através de lançamentos e incrementar a distribuição, especialmente no pequeno e médio varejo.
Líder de vendas
Lançado há 40 anos, o biscoito Champagne fabricado pela Biscoitos Porto Alegre é líder de vendas no mercado brasileiro, sendo também produzido para marcas próprias e terceirizadas. A empresa produz, ainda, sequilhos, em diversos sabores, e broinha de milho.
Segundo o gestor Sergio Falque, 2022 tem sido um ano bastante complicado, com a inflação da indústria muito pressionada, aumentos bem acima do previsto, consequência ainda da pandemia, da guerra entre Rússia e Ucrânia e dos períodos de seca em regiões produtoras. “Temos expectativa, porém, de registrar crescimento no último trimestre deste ano da ordem de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.”