De acordo com o levantamento Atualização do Varejo Moderno Brasileiro, feito pela consultoria NielsenIQ, no ano passado a cesta de limpeza cresceu 7,4% em faturamento, sendo que no cash & carry o crescimento foi de 15,9%. A categoria que mais cresceu foi sabão em pó, 6,8%. É a categoria mais importante da cesta, com uma importância de 20,8% nas vendas e, no ano passado, representou 18,5% do total de crescimento. As categorias sabão em pó e amaciante de roupas, juntas, somaram 31% do faturamento da cesta de limpeza.
Uma das principais empresas brasileiras no segmento de utensílios para limpeza, a Bettanin tem como carros-chefes a linha de vassouras Noviça, lançada em 1977 e que conta hoje com 10 modelos diferentes, a linha de esponjas Esfrebom, com mais de 40 SKUs para diferentes tipos de limpeza, e a Noviça Mops, com vários modelos.
Neste ano, a empresa lançou novidades na categoria de vassouras, como as edições especiais da Bettanin 75 e Noviça Movimento Dourado. Também aprimorou a linha de escovas sanitárias Sanilux, revitalizou a categoria das esponjas Esfrebom e lançou a linha Noviça Exclusive, que traz para o mercado utensílios que agregam praticidade, eficiência e tendências da moda. A Bettanin está comemorando 75 anos e, por isso, lançou campanha promocional que oferece mais de R$ 310 mil em prêmios.
Mix diversificado
A Teiú destaca-se pelo mix diversificado, com 142 itens, entre eles a linha de cuidados com as roupas. O sabão de coco Teiú, produzido artesanalmente, é perfeito para roupas finas e delicadas. A linha de lava roupas líquido foi projetada para atender às exigências do novo perfil de consumidor de produtos de limpeza doméstica, que busca produtos mais práticos e com usabilidade melhor.
Para este ano, a Teiú pretende lançar novidades em sua linha de lava roupas e na área de desinfetantes. A empresa tem boas expectativas para o próximo ano, que será de reconsolidação do mercado pós-pandemia, de reconstrução das escolhas dos consumidores e de reestruturação do próprio varejo.