Commodities foi uma cesta que cresceu em todos os canais, principalmente pela variação de preço. O expressivo crescimento de 87,8% no canal farma cadeia acaba sendo desprezível, uma vez que sua importância para a cesta é de apenas 0,1%. No total, commodities cresceu 17,2%. Essa cesta tem uma particularidade: ela é composta por categorias básicas para o dia a dia, como arroz, feijão, óleo comestível, café. Em tempos de inflação alta, o consumidor pode racionalizar a compra, trocar por uma marca mais barata, trocar de canal, mas ele não deixa de comprar.
No ano passado, a Josapar, uma das maiores empresas de produtos alimentícios do Brasil, apresentou crescimento no faturamento de 26,5% em relação a 2020. O principal produto em representatividade ao longo dos anos continua sendo o Arroz Tio João, em razão da constante manutenção do padrão de qualidade bem como da distribuição nacional, segundo informações de Janaína Coelho da Silva Paiva, coordenadora de comunicação e marketing da empresa.
Ao completar 100 de existência, a Josapar lançou, neste ano, o primeiro feijão da marca Tio João, escolhendo o Distrito Federal para o lançamento, passando, depois, para a região Sudeste. Por enquanto, a opção disponível é a de feijão preto. As embalagens do produto contam com um QRCode, que direciona o público a um conteúdo no YouTube, com informações sobre plantio, colheita, industrialização e chegada ao consumidor final.