As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) alcançaram o número de USD 273,3 milhõe snas exportações em 2022, faturamento recorde já registrado no setor. No total, houve 11% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a dezembro) de 2021 (USD 245,5 milhões). Entre os principais destinos, que somam 80% do mercado internacional da cesta ABIMAPI, estão: Venezuela, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Angola.
De acordo com Rodrigo Iglesias, Diretor Internacional da ABIMAPI, o desempenho é consequência de fatores como a influência do câmbio, já que o trigo é dolarizado e principal matéria-prima dos alimentos do setor, ou seja, depende do mercado externo, além do trabalho desenvolvido pelo projeto setorial ABIMAPI International, mantido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Já em volume, houve uma retração de 18%, somando 165,8 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior em 2022; no ano anterior o setor havia alcançado 201 mil toneladas em volume de vendas. “2021 foi um ano atípico, passamos por obstáculos advindos da pandemia. A dificuldade de encontrar contêineres para atender os clientes estrangeiros impôs altos valores de frete internacional e uma altíssima demanda por alimentos mais acessíveis, com maior praticidade e tempo de validade para o consumo dentro do lar”, ressalta Rodrigo.
Para 2023, a associação espera um crescimento mais equilibrado nas exportações, na ordem de 10% em faturamento 15% em volume, especialmente porque há mercados que tiveram demanda abrupta em decorrência da pandemia e voltaram à normalidade.