RANKING
O estudo do Ranking, realizado desde 1994, faz anualmente uma ampla radiografia do setor, com informações que auxiliam os planos estratégicos e investimentos das empresas atacadistas e distribuidoras e da indústria. A pesquisa para a composição do ranking é feita a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas associadas à ABAD e suas filiadas estaduais. Essas informações são, posteriormente, analisadas pela consultoria NielsenIQ em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). O Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 (ano base 2021), com 669 participantes, foi apresentado ao mercado em 10 de maio, em coletiva de imprensa virtual pelo canal da ABAD no Youtube e reapresentado presencialmente durante a Convenção Anual do setor, este ano realizada em junho.
INDICADORES DE MERCADO
Em 2022, em parceria com a NielsenIQ, a ABAD deu início ao processo de adesão das empresas para compor os indicadores mensais do setor. A pesquisa mensal, que será um termômetro da performance do setor ao longo do ano, contará com empresas indicadas pela ABAD, com base no porte e na relevância, de modo a criar uma amostra robusta do setor. Inicialmente, a pesquisa apontará a média do desempenho em relação ao faturamento. Na sequência, outros dados serão apurados. Os dados vão ajudar o setor a manter um diálogo qualificado com interlocutores do Executivo e do Legislativo e também com a Indústria, imprensa e formadores de opinião.
CATEGORIAS EM DESTAQUE
Categorias em Destaque é uma análise de mercado realizada pela NielsenIQ, que aponta as 50 Categorias de Produtos que mais se destacaram (crescimento em volume) em 12 meses. A pesquisa é realizada junto a aproximadamente 485 mil pontos de venda do pequeno varejo (Tradicional e com um a nove Checkouts) em todo o país. Esta ação permite identificar as preferências de compra do consumidor e permite ao Atacadista Distribuidor reavaliar seu sortimento e estratégia de distribuição. A indústria também se beneficia, podendo redefinir ações comerciais e de marketing com base na performance de seus produtos no ponto de venda. O levantamento é publicado na edição de novembro da Revista Distribuição, que circula no Encontro de Valor ABAD.