As soluções de logística multimodal oferecidas pela Brado ajudam os clientes a ganhar tempo, melhorar o meio ambiente, além de ter maior segurança e eficiência no transporte de seus produtos. A Brado é o único operador logístico no Brasil que oferece o deslocamento de cargas com base ferroviária ao mercado de bens de consumo. A empresa utiliza diferentes modais de forma inteligente: rodovia para curtas distâncias e ferrovia para rotas mais longas.
Nos últimos anos, a companhia desenvolveu uma frota de vagões double-stack (contêineres empilhados em dois níveis) e contêineres de 53 pés, próprios para cargas mais leves e que precisam de mais espaço, como as do setor atacadista e distribuidor. A Brado foi criada em 2011 e todos os investimentos e inovações feitos para atender a logística multimodal geram valores em toda a cadeia envolvida. Desde a indústria, que percebe isso primeiramente e depois repassa também para o setor atacadista e distribuidor, todos têm a possibilidade de acessar um transporte mais eficiente, seguro e competitivo em questões de custos.
Meio ambiente
A questão da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG – na sigla em inglês Environmental, Social and Corporate Governance) é outra vantagem para os clientes, pois o transporte ferroviário oferecido pela Brado é uma solução mais limpa.
As ferrovias emitem 8,9 vezes menos CO2 do que as rodovias. Os clientes da Brado também podem calcular quanto deixaram de emitir de gás carbônico no meio ambiente. Desde 2019, a companhia trabalha com a ferramenta Green Log. Pelo site www.brado.com.br qualquer empresa ou interessado em transporte pela ferrovia pode fazer o cálculo dos benefícios gerados ao meio ambiente.
Só em 2021, os clientes da Brado deixaram de emitir mais de 254 mil toneladas de CO2 ao optar pelo transporte ferroviário – um aumento de 11% em relação a 2020 e o equivalente à emissão anual de quase 55 mil veículos (seriam necessárias mais de 1,8 milhão de árvores para essa quantidade de emissões ser integralmente absorvida). Pelo portal WeBrado, além dos relatórios das emissões de gases não lançados no meio ambiente com a ferramenta Green Log, os clientes também conseguem fazer agendamentos nos terminais da Brado, tracking de contêineres e monitoramento de temperatura dos contêineres de cargas congeladas.
Ganho de tempo
Segundo o gerente executivo comercial da Unidade de Mercado Interno da Brado, Daniel Salcedo, outra das vantagens oferecidas aos clientes da empresa é a possibilidade do estoque em trânsito. O atacadista ou distribuidor pode comprar uma carga na indústria e ainda não ter o espaço físico para receber esses produtos. “Essa compra vai se deslocar pela ferrovia. Ou seja, o estoque estará em trânsito e o cliente não vai pagar a mais por isso. O produto sai do nosso terminal em São Paulo e desembarca em Rondonópolis (MT). Enquanto acontece esse deslocamento, o atacadista vai abrindo espaço para receber essa carga”, explica Daniel Salcedo.
Num mercado cada vez mais competitivo, essa é uma vantagem para o setor. Com o serviço de logística multimodal, o cliente ganha tempo, não fica com um caminhão parado fazendo fila para descarregar. “O transporte multimodal oferecido pela Brado por ferrovias é mais seguro, com menos riscos de avarias para o produto, pois a companhia trabalha com contêineres específicos para o mercado de bens de consumo”, afirma Salcedo. O cliente não corre risco de perder tempo em caso de acidentes nas estradas ou até mesmo de greves ou paralisações no setor rodoviário.
Crescimento
Para os próximos anos, a meta da Brado é aumentar o volume transportado. No início, quando começou a operar, a empresa tinha um trem circulando por semana. Com o crescimento do mercado interno de bens de consumo, hoje essa operação já passou para três trens por semana. A tendência é que essa frequência aumente ainda mais.
Criada em 2011, a Brado é referência nacional em soluções de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 19 locomotivas, cerca de 2,9 mil vagões e 4,9 mil contêineres, 3 armazéns secos, 1 recinto alfandegário e 9 terminais multimodais. Essa estrutura também é complementada por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado interno, a empresa preza pela excelência em ser a melhor distância entre quem produz e quem consome, movimentando contêineres através de uma logística multimodal mais sustentável.
O leque de serviços especializados e customizados envolve o transporte de diversos produtos, incluindo mercadorias de consumo (produtos de higiene, limpeza e alimentação). A companhia está presente nas cidades de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Davinópolis (MA), Anápolis (GO), São Paulo (SP), Cubatão (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP), Sumaré (SP), Curitiba (PR), Cambé (PR), Cascavel (PR), Paranaguá (PR).