Tecnologia e inovação são as palavras de ordem de todo negócio que anseia prosperar atualmente. A opinião é de Bruno Faria Honório, CEO da Delage, uma desenvolvedora de sistemas de gestão para distribuidores, redes de varejo, indústria e operadores logísticos. Outro executivo da área, Vasco Oliveira, fundador da NSTech, um ecossistema conectado de tecnologia para logística, acrescenta que a logística ficou cada vez mais complexa. Hoje, o cliente foi colocado no centro do negócio, está mais exigente, querendo mais opções, comprar onde quer, na hora que quer, do jeito que quer para receber onde quer. Para tornar o cenário mais desafiador, Altamiro Borges, fundador da ABGroup, empresa que há quase 30 anos desenvolve soluções para o mercado atacadista e distribuidor, elenca algumas perguntas que, muito provavelmente, os executivos das empresas do setor estão se fazendo. Que tecnologia vou embarcar para chegar ao mercado? Como vou me defender dos marketplaces que estão concorrendo com o setor no mercado? Como vou agilizar meu processo de entrega para ter um last mile mais rápido? E como vou fazer uma entrega mais rápida sem aumentar meu custo? Algumas das respostas para essas dores são apresentadas por empresas e profissionais que se dedicam a oferecer soluções que tornem o dia a dia de atacadistas e distribuidores mais fácil e seu negócio mais rentável e eficiente.
Simplificar a vida do cliente
Nascida há quase dois anos, a NSTech, nas palavras de seu fundador, Vasco Oliveira, “é o maior grupo da América Latina em tecnologias voltadas para a logística”. Sob seu guarda-chuva estão 22 empresas, e só no segmento de desenvolvimento e pesquisa trabalham 650 profissionais. Hoje, o portfólio da NSTech oferece mais de 100 produtos diferentes. No momento, a empresa desenvolve uma plataforma com a ideia de conectar clientes e fornecedores num único local. “Na prática, essa plataforma vai permitir que as empresas consigam, com o uso de uma única ferramenta, encontrar uma solução específica para a sua necessidade ou até uma solução completa, de ponta a ponta, sem enfrentar um dos maiores problemas, que é a integração. Uma das empresas que trouxemos para o grupo tem a tecnologia para facilitar os processos de integração”, adianta Vasco Oliveira.
Hoje, a empresa oferece soluções para embarcadores, transporte de cargas, utilizando um sistema TMS específico que atende micros, pequenos, médios e grandes transportadores, além de contar com marketplace de serviços e peças. “Temos mais de 45 mil clientes, mais de 100 milhões de fretes passando todo mês pela plataforma e mais de 12 trilhões de cargas anuais.”
Para o final do ano, a NSTech espera colocar no ar um portal que reúna tudo o que há em termos de soluções em logística. “A ideia é facilitar para o atacadista e distribuidor conhecer os sistemas disponíveis. Será uma plataforma aberta, com soluções nossas, mas também de outros fornecedores. Queremos dar melhores condições para que as empresas encontrarem não apenas o que elas precisam, mas o que há disponível no mercado.”
Resultado na ponta do lápis
Em 2015, o Grupo JCL criou a Vamos Locação para atender o segmento de veículos pesados, máquinas e equipamentos voltados para a área ambiental e de energia, e, posteriormente, gás, serviços e indústria. Em 2018, totalmente constituída, a empresa se lançou no mercado. José Geraldo S. Franco Junior, diretor comercial, afirma que a locação é uma inovação no setor atacadista e distribuidor. “Costumo dizer que se você tem uma fábrica de pipoca e está colocando dinheiro na compra de caminhão e deixando de investir em unidades fabris, tem algum erro no seu negócio.” Ele acrescenta que a empresa pode ter o melhor atendimento, ter o melhor produto, mas se executa a um custo alto e não sustentável, em algum momento terá problema.
Com relação ao fato de que ainda há muito atacadista e distribuidor que prefere investir em frota própria, José Geraldo explica que os resultados são a melhor arma para o convencimento de que alugar é melhor do que comprar. “Para o pequeno atacadista consigo entregar um ganho de 20% até 30%; para os grandes, de 10% a 15%. Nosso negócio é técnico, não convenço nenhum cliente a locar sem fazer conta com ele, mostrar um estudo que revele o quão interessante esse produto é. Nunca loquei para um cliente para quem eu não tivesse entregado um resultado na ponta do lápis.”
Outro benefício da locação é a possibilidade de renovação de frota. “Ao optar pelo aluguel, meu cliente pode, de imediato, renovar 50% da frota, algo que, com capital próprio, não consegue.” E renovação de frota está intimamente relacionada à poluição ambiental. “Se eu pegar a frota do Brasil hoje, com 20,7 anos de idade média, e colocar a realidade da Vamos, com veículos que têm, em média, dois anos, eu reduzo em 90% as emissões do País.” Hoje, a empresa está trazendo para o mercado o programa Vamos Carbono Zero, pelo qual compra créditos de carbono para anular o carbono da frota do cliente.
Ao alugar um caminhão, a empresa recebe um pacote de soluções tecnológicas, como segurança, câmera frontal e de monitoramento do motorista, sensor de fadiga, de velocidade, além de toda uma estrutura de treinamento. Há, também, o Portal do Cliente, que permite enxergar a rastreabilidade do ativo que foi contratado, quantas manutenções fez, qual a sua disponibilidade.
Em 2020, a Vamos cresceu 70% em relação às vendas de 2019. Os caminhões que estão sendo entregues agora foram adquiridos no primeiro semestre de 2021. Em contrato, a empresa tem aproximadamente 33 mil ativos; desses, 26 mil são caminhões.
E o que esperar do futuro? “As grandes empresas de entrega estão revolucionando e desafiando o segmento de logística nesse sentido. Nossa contribuição é entender qual o ativo com o consumo ideal para cada atividade, fazendo um controle de centavos, seja pela melhor rota, seja pelo menor consumo. No fim do dia, o carro ideal é aquele que te permite chegar a muito perto de 70% de aproveitamento. O grande desafio será rodar o mínimo possível, com máxima produtividade e maior taxa de ocupação.”
Suporte em “D-Zero”
Criada em meados da década de 1990, a Delage desenvolve sistemas de gestão para distribuidores, redes de varejo, indústria e operadores logísticos. Um dos diferenciais da empresa é o reconhecimento internacional do seu WMS. “Ele foi nomeado uma das três melhores soluções de software da América Latina no Encontro Mundial de Parceiros Microsoft e finalista Top 3 em quatro das cinco edições do Prêmio Inbrasc. Também somos, desde 2010, o único WMS do Hemisfério Sul entre os 100 sistemas do mundo todo validado pelo Instituto Fraunhofer na Alemanha”, afirma Bruno Faria Honório. A Delage, acrescenta Bruno, é a única empresa de tecnologia do País a oferecer suporte em “D-Zero”, com mais de 90% dos tíquetes de suporte resolvidos no mesmo dia. “Tíquetes de erros críticos, que impedem a expedição da mercadoria, são atendidos em até quatro horas e para estes casos, o índice de cobertura é de 100%.”
A Delage possui grande experiência em projetos de WMS para operações manuais e integradas à automação. Possui um picking lab para estudos e testes de melhoria contínua nos processos de separação de mercadoria. No momento, desenvolve pesquisas com inteligência artificial aplicada ao tempo de descarga dos veículos no YMS e ao checkout/conferência eletrônica aleatória do WMS, em visual computing (sistema de câmeras para detectar erros de movimentação – guarda, reabastecimento, picking – dentro do CD), e internet das coisas com dispositivos que identifiquem a abertura de um volume durante o processo de transporte.
Para Bruno Faria, as tecnologias inovadoras já disponíveis podem ajudar muito o setor atacadista e distribuidor, através de análises preditivas, controles de estoque, ferramentas de gestão. “Os ambientes tecnológicos estão cada vez mais complexos e com os negócios cada vez mais dependentes de tal tecnologia. Esta é uma área onde a empresa não pode economizar. Os custos sempre devem fazer parte da pauta, mas precisamos buscar maior eficiência e, principalmente, maior retorno dos investimentos, para que seja possível aportar cada vez mais valor em tecnologia.”
Na visão do CEO da Delage, indústria e varejo irão demandar serviços dos distribuidores, que devem estar preparados para isso. “Mas devem começar a pensar numa mudança no formato e no modelo de seus negócios. Que certamente irão mudar, e muito, nos próximos anos num ambiente cada vez mais regulado (fiscal e sanitário) com concorrentes cada vez mais preparados e clientes cada vez mais exigentes. A resposta para essas demandas é inovação e tecnologia.”
Intolerâncias fiscais
Juscelino Freitas, vice-presidente da ABAD e proprietário das empresas DEC Eldorado, ABC Log e ABC Transportes, considera muito boa a qualidade da tecnologia dos sistemas de informação disponíveis no Brasil. “Quando olhamos para as operações mais maduras fora do País, nossas empresas aqui não perdem em nada. Estamos evoluindo bem, é uma jornada que não se esgota, a tecnologia precisa ser inovadora, ser repensada para as necessidades de amanhã.”
O executivo critica, porém, as intolerâncias fiscais existentes no Brasil. “Em algum momento, parece que o setor fiscal do País trata o atacadista e distribuidor como um agente dispensável. Muitas vezes, as normativas, o regramento, as leis não passam por uma consulta ao setor.” Freitas entende que esse é um grande desafio, em especial atualmente, quando as empresas estão cada vez mais responsáveis com seu setor fiscal e tributário. Outro problema é a instabilidade política, que influencia os investimentos de longo prazo em novas áreas, nos novos contratos de distribuição. Mas há o lado bom. “Esse ambiente hostil, seja nos desafios fiscais, tributários ou políticos, forma grande gestores. A prova são empresas com décadas de existência que continuam crescendo no setor atacadista e distribuidor.”
Força de venda
Especialista em automação da força de vendas, a ION Sistemas oferece soluções que vão além do app para equipe de vendas externas. No total, são dez soluções de alta tecnologia que abrangem dos recursos básicos aos mais modernos, com foco em facilitar e impulsionar os resultados dos clientes. Os módulos são intuitivos e promovem, independentemente do canal em que a venda for feita, uma interação direta e compartilhada, segundo informações de Bernardo Castro, diretor comercial.
“A ION é pioneira em soluções em nuvem e surgiu com a necessidade de inovar, de oferecer ao mercado processos completos e modernos. É importante ressaltar que não se deve descuidar de ferramentas de alta tecnologia, mas que mantenham o foco na simplicidade, na usabilidade e na interatividade com o usuário.”
Todos os recursos oferecidos pela ION Sistemas são aplicáveis e estão disponíveis para setor atacadista e distribuidor. “Soluções em nuvem, inteligência artificial e os meios de pagamento digitais são recursos que estão se consolidando entre as empresas, mas que já contam com ferramentas prontas para serem implementadas.” Os módulos ION Pay, que oferece múltiplas funções de pagamento em um único lugar, e o ION IA, que contém recomendações baseadas em inteligência de dados, são exemplos.
Segundo Bernardo Castro, o futuro aponta para uma venda plural, oriunda de todos os canais possíveis e com a operação integrada com aplicação de inteligência artificial para aprimorar os resultados e facilitar os processos. “Por isso, entendemos ser importante que as organizações não só tenham esse olhar estratégico, mas que escolham como parceiros fornecedores alinhados a essas tendências, que prezem pela inovação.”
ERP completo
A Sankhya oferece ao mercado um ERP completo, que abrange todas as áreas operacionais e gerenciais de uma empresa atacadista: compras, vendas, gestão financeira, logística, armazenamento, CRM, gestão de pessoas, obrigações fiscais e contábeis, gestão orçamentária e estratégica e organização de processos. Segundo informações de Marco Antonio Salvo, consultor da área de desenvolvimento de novos negócios e soluções da empresa, esses recursos fazem parte de uma plataforma de alta tecnologia, intuitiva e de fácil aprendizado, que conduz os usuários à execução dos processos e automatiza as rotinas de maneira inteligente e ágil. Salvo acrescenta que as empresas que utilizam o ERP Sankhya obtêm vários benefícios em diminuição de custos, aumento da produtividade das equipes, diminuição de erros nos processos e das perdas de estoque decorrentes de problemas de armazenamento, diminuição das devoluções dos clientes e aumento da satisfação com a maior rapidez e qualidade de atendimento. “Do ponto de vista estratégico, o sistema permite que os gestores estejam o tempo todo alinhados aos indicadores de gestão e acompanhem a evolução dos negócios em tempo real, com agilidade e mobilidade.”
Mobilidade, aliás, foi, na opinião de Salvo, uma das tendências que mais se aceleraram a partir da pandemia. Os consumidores acostumaram-se às compras online, a qualquer hora e em qualquer lugar. “Hoje em dia é impossível atender bem ao mercado sem possuir uma estrutura sólida e bem azeitada de atendimento virtual com todas as implicações que isso traz: excelência no atendimento, rapidez na entrega, confiabilidade da marca, precificação adequada diante da concorrência, agilidade no processo de troca e devolução, oferta de serviços diferenciados. A tecnologia necessária para prover uma boa experiência virtual ao cliente é grande, tem de ser especializada e voltada para a solução de problemas práticos reais.”
Marco Antonio Salvo afirma que o futuro de médio prazo aponta para uma nova logística de relação com os clientes baseada em inteligência artificial e interconectividade: os sistemas dos atacadistas terão de prever a demanda dos clientes antes que eles próprios se deem conta de sua necessidade. Será preciso que o atacadista deixe de ser o parceiro que está à disposição quando o cliente precisa e passe a ter uma iniciativa de estar à frente, conduzindo o cliente à sua própria satisfação em vez de esperar que ele o procure. “Para isso será necessário integrar os sistemas. Por meio de sensores ou softwares inteligentes, o atacadista tomará conhecimento do giro dos produtos dos clientes e fará sugestões de abastecimento baseadas nesse conhecimento, antes que o cliente note que precisa fazer compras. Esta é uma realidade que já existe na relação entre grandes indústrias e o varejo e, em breve, será também uma necessidade dos atacadistas.”
Gestão de entregas
Uma das empresas abrigadas sob o guarda-chuva da NSTech, a Fusion, especializada na gestão de entregas, disponibiliza o FusionDMS, um sistema que abrange todo o clico de entrega, desde o planejamento até o controle da jornada de trabalho dos condutores e ajudantes. “Com uma solução totalmente em nuvem, extremamente flexível e simples de utilizar, conseguimos atender a particularidades dos diversos tipos e tamanhos de operações”, afirma o CEO Tiago Saad.
O FusionDMS é composto por sete módulos totalmente integrados. Saad elenca alguns benefícios gerados no curto prazo pela mudança de cultura de implantação do sistema: redução de custos, rastreabilidade, produtividade, satisfação e ganhos para o meio ambiente graças à redução de poluentes. Ações em paralelo reduzem os custos operacionais e os números de acidentes e roubos. Alguns clientes apontam em números os benefícios. A Cardeal teve redução de 14% da conta frete em 90 dias. Na Frinscal houve redução de 12% de quilômetros rodados e combustíveis em 30 dias. Já a Compare registrou redução de 50 quilômetros rodados no primeiro mês, numa frota de 130 veículos. A Recife Doces aumentou em 15% o número de entregas com a mesma frota de 35 veículos. Na Karne Keijo houve redução de 18% na quantidade de veículos utilizados com mesmo faturamento em 60 dias. A Nordil também reduziu a quantidade de veículos utilizados, atendendo a mesma região; a redução foi de 30%. Além disso, registrou incremento de 12% no volume de entregas. Na Comercial Maia, onde a ferramenta está 100% integrada com rastreador e força de vendas, houve redução de 100% do retrabalho de informar aos clientes e vendedores a localização e status da entrega.
Os planos futuros da Fusion incluem a expansão da oferta e atuação do FusionDMS para Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. “Estamos, também, trabalhando na ampliação do portfólio de soluções.” A empresa prepara para 2023 o lançamento de módulos que aproximam o atacadista e distribuidor do seu cliente e o cliente de suas entregas. Entre alguns projetos, destacam-se a pronta entrega, portal do cliente, Fusion Pay, programação de cargas, BI e consultorias”, adianta Tiago Saad.
Agregar valor
A MáximaTech é uma empresa focada em soluções para a cadeia de abastecimento, oferecendo ferramentas que buscam agregar valor em todos os setores de uma empresa atacadista distribuidora. Os sistemas maxPedido e maxGestão auxiliam a força de vendas. “Essas ferramentas oferecem informações cruciais para o melhor desempenho nas vendas, como o apoio do gestor em qualquer necessidade de maneira mais assertiva”, explica Selva Tassara, head de Marketing da empresa.
Além disso, a MáximaTech oferece o maxRoteirizador e o maxMotorista, soluções de logística de entrega que ajudam a controlar os gastos excessivos nesse setor tão crucial da empresa, e o maxPromotor, que auxilia no acompanhamento das ações do PDV. O Grupo Máxima abarca, também, a LifeApps E-commerce, especializada em plataforma de loja digital para atacadistas e distribuidores, e a onBlox Software Logístico, com soluções modulares para gestão de armazém e de frotas.
Selva Tassara avalia que hoje está ocorrendo uma evolução cultural no modo de perceber como suprir as necessidades de quem realmente utiliza as aplicações. “Essas novidades não surgem somente em escritórios ou software houses, as ideias também são concebidas em campo. É durante a execução de uma atividade que determinada necessidade é percebida e apontada para a equipe de desenvolvimento e produto.” Com relação a algumas novidades que estão surgindo, como as entregas por drones, Tassara entende que, num futuro mais próximo, o investimento em soluções logísticas simplificará a operação cada vez mais, evitando erros. “Em todas as áreas, os profissionais estão sempre muito conectados e contando com o apoio da tecnologia. Toda essa mudança cultural impacta diretamente a cadeia de abastecimento e elimina problemas com facilidade.”
Eficiência operacional
A Neogrid conta com um conjunto de soluções que buscam aumentar a eficiência operacional, informações analíticas para a tomada de decisão, otimização de estoques e, principalmente, um ecossistema de colaboração com os fabricantes e clientes. De acordo com Paulo Lucena, diretor comercial, a empresa proporciona insights da performance do sell out nos clientes, com positivação, zonas brancas, metas e planos de incentivo. “Ainda fazemos a análise mercadológica da sua área de atuação, com os preços praticados, cesta de compra e desempenho das marcas. Além disso, provemos ferramentas para planejamento de vendas e abastecimento e a inteligência para colaboração e abastecimento automático de estoques.”
Entre as soluções oferecidas, destacam-se o EDI, que automatiza a troca de pedidos, cobranças e documentos logísticos com seus parceiros de negócio. Já o EDI Financeiro permite que a empresa integre e faça a troca eletrônica de arquivos com clientes, bancos e administradoras de cartão de crédito. O Trade Force é uma ferramenta para aumentar a disponibilidade de produtos, as vendas nas lojas e a eficiência do time de trade. A solução DAR possibilita o acompanhamento da performance diária e do estoque de produtos em cada ponto de venda. Já o DAD traz dados diários de desempenho dos distribuidores. A Horus é uma solução de inteligência de mercado que fornece informações de preço e desempenho dos produtos do cliente e da concorrência no PDV. A ferramenta DRP torna o processo de compras e distribuição mais rápido e inteligente, alinhado com a realidade do mercado. E o VMI, que está relacionado ao desempenho dos produtos pela indústria, acompanha a performance e faz uma reposição mais efetiva, permitindo o lançamento de novos produtos com maior margem e menos custos operacionais.
Para Lucena, a tecnologia aplicada visa gerar resultado para o negócio. “Felizmente, o setor atacadista e distribuidor está cada dia mais se profissionalizando e utilizando a tecnologia para suportar o próprio crescimento. Inovar faz parte de uma jornada, e cada organização entende qual é o seu grau de maturidade e necessidade para utilizá-la.”
Ampliar as margens
O Grupo Nexxes, do qual a Nexxera faz parte, atua no sentido de entender a relação indústria, atacadista/distribuidor e varejo. Conforme explica Edson Silva, presidente da holding Grupo Nexxes, o foco não é vender tecnologia, mas desenvolver ferramentas que, licenciadas ou cedidas, traduzam o benefício em resultado efetivo no balanço, sendo a remuneração feita com a comprovação desse resultado.
Todas as soluções estão alinhadas às áreas de Supply Chain Finance, Estoque, Ruptura e Pagamento. São ferramentas que operam pedidos eletrônicos, análise de pricing, gestão de vendas por região, gestão de docas, de boletos e notas fiscais, pagamento, recebimento, crédito, entre outras atividades que afetam diretamente a rentabilidade das empresas. “A efetiva aplicação do Supply Chain Finance tem gerado forte impacto positivo no setor, dos grandes até micro e pequenos varejistas. Falamos de ecossistemas produtivos cujos benefícios devem ser percebidos por todos os entes envolvidos, buscando, assim, o melhor resultado para as partes e não apenas para uma ou outra.”
Edson Silva acrescenta que o grupo continuará investindo em várias frentes, como soluções completas para micros, pequenos, médios e grandes varejistas, em plataformas de cobrança e na redução do transporte de dinheiro e voucher, adotando os meios eletrônicos de pagamento. “Os esforços nos últimos seis anos contribuíram para ampliar a margem do varejo em até 50% na última linha do balanço, além de manter ou até aumentar a margem da indústria, dos atacadistas e distribuidores.”
Chatbots
A EZ Software é especialista no desenvolvimento de chatbots e hiperautomações. É uma plataforma de atendimento digital, omnichannel, que atende canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e Chatweb. Rodrigo Schumann, CEO da EZ, explica que, entre as vantagens da plataforma, está a possibilidade de, com apenas um número, a empresa inteira interagir com o cliente, independentemente do canal que for acionado. “Nosso sistema se integra facilmente com qualquer EPR existente no mercado ou com banco de dados.”
Uma das funcionalidades é a automação voltada para a ruptura de vendas. Ela permite que o cliente receba periodicamente notificações no WhatsApp estimulando a compra com o vendedor ou RCA, televendas, e-commerce. Também é possível notificar diariamente as equipes de vendas sobre os clientes que estão há tantos dias sem comprar.
Outro recurso está relacionado às cobranças preventivas. A ferramenta analisa o histórico de pagamentos dos clientes e atribui uma nota. Com base nisso, é personalizada a régua de cobrança, com a notificação prévia dos boletos que estão para vencer, ajudando o cliente a melhorar sua gestão de pagamentos. As notificações podem ser feitas via WhatsApp, e-mail e SMS. Também é possível o envio de segunda via de boleto. O próprio cliente faz essa geração, via WhatsApp ou outros canais, sem precisar falar com um atendente. É possível, ainda, notificar o cliente por e-mail, WhatsApp ou SMS a cada mudança no status do pedido. Rodrigo Schumann ressalta que a implantação da plataforma não exige grandes investimentos em recursos ou equipamentos.
Inovação na área financeira
Nascida como uma spin-off do Minnis, um comparador de preços entre atacarejos para o segmento de food service, a Sup#Pay acabou se tornando uma plataforma de pagamento B2B que utiliza os recebíveis de cartão de crédito do comerciante para pagar seus fornecedores. A empresa nasceu em 2021, após a entrada em vigor da resolução 4.734, do Banco Central, que pôs fim à trava bancária sobre os recebíveis de cartão.
Ricardo Rodrigues, CEO da Sup#Pay, afirma que esta é a hora de trazer mais tecnologia e inovar na área financeira, principalmente quando se fala em análise de risco e cessão de crédito. “Hoje, somos a única plataforma de pagamento com recebíveis especialista no segmento atacadista distribuidor, atendendo grandes players do setor em todo o território nacional com um modelo de atuação e de negócios que entende perfeitamente o mercado.”
O sistema desenvolvido pela Sup#Pay funciona de maneira rápida. “No momento do pedido, visualizamos se aquele comerciante tem saldo de recebíveis para pagar o fornecedor. Se tiver, recebe na hora um link de pagamento, autoriza o link e, pronto, os recebíveis já estão bloqueados para o fornecedor.” Qualquer maquininha pode ser utilizada, assim como CNPJ ou CPF do comerciante. Na Sup#Pay quem define como a taxa de operação será cobrada é o atacadista distribuidor. Dependendo do pedido, produto, cliente, margem, estoque ou estratégia comercial, o fornecedor pode assumir o pagamento da taxa, repassar totalmente para o seu cliente ou dividir com ele, decidindo, na hora do pedido, o percentual mais adequado para cada um. “Outra diferença é que o nosso algoritmo possui uma engenharia financeira que nos permite operar com tíquetes a partir de R$ 100, porque os clientes que mais precisam de crédito no segmento são os pequenos, o barzinho, o minimercado, a farmácia do bairro.”
Em um levantamento feito com parceiros, a empresa apurou que de cada 100 pedidos que um atacadista distribuidor recebe, cerca de 10% são retidos por problemas de crédito. Desses 10%, aproximadamente 70% são parcial ou totalmente liberados após uma análise minuciosa, e manual, do departamento financeiro e os outros 30% são simplesmente recusados. “Colocando isso em números, dos R$ 308,4 bilhões que o segmento faturou em 2021, de acordo com o ranking ABAD/NielsenIQ, podemos considerar que tivemos cerca de R$ 7,4 bilhões em pedidos recusados. É muito dinheiro deixado na mesa.” Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram movimentados mais de R$ 1,6 trilhão só no cartão de crédito, com uma estimativa de crescimento de 21% para este ano. “São recebíveis seguros que podem garantir pagamentos, aumentar limites e prazos, melhorar análises de crédito e reduzir as vendas perdidas ou recusadas de um atacadista distribuidor, com uma tecnologia que dá segurança e transparência a essas transações.”
Novos canais de vendas
A Infracommerce, um ecossistema de comércio digital, disponibiliza várias soluções para o setor atacadista e distribuidor. Uma delas é a ampliação dos canais de venda, seja via e-commerce, seja no marketplace. A empresa é a responsável pelo desenvolvimento do Abastecebem, o marketplace da ABAD. Guido Carelli, vice-presidente de B2B da Infracommerce, afirma que qualquer empresa do setor pode, com pouco investimento, se conectar a vários canais de vendas, sem a necessidade de criar a sua própria plataforma. “O distribuidor conecta seu ERP no nosso hub e já pode vender em várias plataformas, como o Abastecebem. Desenvolvemos esse sistema justamente para facilitar o acesso. Nossa equipe faz a integração e acompanha a operação do dia a dia, fazendo o gerenciamento de marketplace, produzindo relatórios.”
Outro recurso oferecido é a Infrapay, uma solução de crédito para o distribuidor. Através dessa ferramenta, o varejo recebe crédito para realizar suas compras. “Conseguimos trazer um incremento de crédito entre 20% e 30% e sempre pagamos antecipado.” Independentemente do prazo que o distribuidor quiser dar ao seu cliente varejista, ele sempre receberá o valor dessa venda em até 72 horas. O risco de uma possível inadimplência é assumido pela Infracommerce, através de um fundo próprio. Guido Carelli aponta três grandes benefícios da utilização do Infrapay. O primeiro deles é que o distribuidor vai aumentar suas vendas, uma vez que tem mais crédito a oferecer. O segundo é o desaparecimento da inadimplência e a eliminação dos custos para conceder crédito. “Isso melhora o fluxo de caixa.” O terceiro benefício é operacional. Com a solução Infrapay, a concessão de crédito a um novo varejista leva de cinco minutos a uma hora. “Para o distribuidor, esse processo pode demorar dias.”
Aplicação intuitiva
Focada na gestão de fretes e cargas, a ferramenta da Fretefy Logística auxilia o atacadista e distribuidor a gerenciar de forma automatizada como seus fretes são contratados, auditados e pagos, e também as suas cargas, oferecendo o tracking das entradas através de uma aplicação mobile ou integrado aos dados de entrega da transportadora.
Adriano Guardiano, diretor de vendas e marketing, explica que a ferramenta na nuvem facilitou muito a metodologia de implantação, a melhoria de processos e gestão de pessoas. “Nosso software utiliza as principais tecnologias de ponta do mercado e com elas conseguimos construir uma aplicação muito intuitiva e personalizável que facilita o entendimento do usuário, possibilitando a implantação em poucas semanas.”
Hoje, analisa Guardiano, a logística se transformou num diferencial competitivo para qualquer segmento. Quando um transporte passa por desafios para ser executado ou requer grande esforço para ser gerenciado, gera um efeito cascata que impacta diretamente outras áreas estratégicas. “Imagine o varejista que depende exclusivamente da mercadoria entregue por seu fornecedor para abastecer o negócio e a entrega atrasa. Nossa ferramenta existe para gerar essa informação de maneira automática, antecipada e simples para que o profissional de logística tome a melhor decisão em relação a esses eventos.”
Adriano Guardiano adianta que a empresa pretende lançar novas funcionalidades para a ferramenta, que está há três anos no mercado. “Não queremos apenas uma solução que entrega rastreabilidade ou informação, mas sim, uma ferramenta que possa gerar para toda a cadeia de Supply formas de conexão que apoiem uma digitalização completa do processo.”