O chamado Canal Indireto – por onde são comercializados os produtos que abastecem os estabelecimentos que não têm volume para comprar diretamente da indústria fornecedora – tem no setor atacadista e distribuidor um agente fundamental, pois é ele que atende, com grande capilaridade e capacidade logística, localidades distantes dos centros produtores ou de difícil acesso.
Com isso, o setor movimenta mais de 50% de tudo o que é comercializado no mercado de consumo mercearil nacional. São mais de 1 milhão de pontos de venda atendidos, suprindo os 5.570 municípios brasileiros de produtos de primeira necessidade como alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, entre outros bens de consumo não duráveis.
Responsáveis pelo fornecimento de 95% dos produtos vendidos no comércio mercearil independente (não ligado às grandes redes), atacadistas e distribuidores garantem o abastecimento de pequenos e médios supermercados e lojas tradicionais como empórios e mercearias, presentes nos bairros das pequenas, médias e grandes cidades do país.
A ABAD
A ABAD foi criada em 1981 para zelar pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor atacadista e distribuidor, parceiro da indústria na distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território brasileiro. Com abrangência nacional por meio de 27 Filiadas sediadas em todos os estados e no Distrito Federal, a entidade tem como missão representar institucional e politicamente o setor e aprimorar o relacionamento e a eficiência entre todos os elos do Canal Indireto: Indústria, Agentes de Distribuição e Varejo Independente.
Entre as muitas atividades desenvolvidas pela ABAD, destacam-se encontros de alinhamento estratégico com a indústria, serviços para ampliar a eficiência e a competitividade das empresas do setor, programas de capacitação, suporte técnico e jurídico para empresas associadas, além de estudos sobre o mercado de distribuição e acompanhamento e identificação de tendências de mercado.
NÚMEROS DO SETOR em 2021
- Faturamento total: R$ 308,4 bilhões
- Crescimento real: -2,96% em relação ao ano anterior
- Crescimento nominal: +7,1% em relação ao ano anterior
- Participação no mercado mercearil: 51,3%
- Pontos de venda atendidos: 1,07 milhão
- Empregos diretos: 430 mil
- Empregos indiretos: 5 milhões
- Área de armazenagem: 14.650 milhões de m²
- Frota própria e terceirizada: 117,2 mil caminhões
- Fonte: Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 (ano base 2021)
NÚMEROS DA ABAD
- Representatividade nacional com 27 filiadas
- 3 mil empresas atacadistas e distribuidoras associadas