O Brasil é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online. É o que releva um estudo da plataforma de cupons CupomValido.com.br com dados da Statista e HootSuite sobre o poder dos influencers, pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais. Além da produção de conteúdo, muitos divulgam marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio por trás ou por uma pura recomendação autêntica.
Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciada por uma celebridade ou criador de conteúdo, uma taxa significativamente maior que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos. A China está em segundo lugar, com 34%. Os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, que os influencers utilizam para divulgações de lojas e produtos. A rede social que mais cresce atualmente, o TikTok, foi criada na China. Em terceira posição no ranking mundial está a Índia com 33%.
O Brasil também apresenta um alto índice de usuários de redes sociais, mais de 150 milhões, ou 70,3% da população, uma das maiores do mundo. Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que coloca o País em terceiro lugar no mundo na utilização dessas mídias, atrás de Filipinas e Colômbia. O Brasil também se destaca como o segundo país que mais usa o WhatsApp, terceiro na utilização do Instagram, e quarto, do Facebook.