De janeiro a julho deste ano, a cesta de limpeza teve crescimento de 8,4%, de acordo com levantamento produzido pela consultoria Nielsen. As cinco categorias que mais cresceram – sabão em pó, amaciante, detergente líquido, concentrado de limpeza e álcool – tiveram variação positiva de dois dígitos.
Tradicional empresa de produtos de limpeza, a Ypê, produtora das marcas Ypê, Atol, Assolan, Tixan e Perfex, detém a liderança de mercado nas categorias de detergente líquido, sabão em barra e amaciante tradicional, segundo informa Márcio Amuri, diretor nacional de vendas. No total, são fabricados mais de 300 produtos em 15 categorias. Uma delas surgiu no ano passado, durante a pandemia, quando o álcool em gel desapareceu das prateleiras de supermercados e farmácias. “Analisamos o cenário e chegamos à conclusão de que, fazendo readequações, poderíamos produzir o produto internamente. Em menos de 72 horas adaptamos uma linha de produção na matriz, em Amparo, no Interior de São Paulo, para fabricá-lo.”
A água é a principal matéria-prima dos produtos desenvolvidos pela Ypê. Por isso, desde 2012 são adotadas medidas que reduziram em 22% o consumo de água. Em cada unidade fabril, a empresa diversificou as fontes de abastecimento para reduzir os impactos no meio ambiente e adotou o uso de fontes alternativas como captação de água da chuva e reúso de efluentes, priorização de água subterrânea ou de poço. “Nos últimos oito anos, a Ypê deixou de gastar 382.797,58 m3 de água potável, o que equivale a 153 piscinas olímpicas.”
Márcio Amuri acrescenta que as expectativas para este ano são grandes. Está previsto o lançamento de uma linha completa de produtos com ação bactericida; alguns desses, eficazes contra o coronavírus, que se somará ao já lançado lava-roupas Ypê Power Act, “um produto de alta performance que garante eficiência e perfumação em uma única lavagem”.