A ABAD acredita no impacto positivo gerado pelos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa (tradução da sigla ESG – Environmental, Social e Governance). Por isso, o Instituto ABAD, braço social da entidade, criado em 2006, sempre atuou voltado para as ações que levam em conta os critérios de sustentabilidade nas empresas.
Ambiental
Com a proposta de reduzir o impacto ambiental, focando na gestão de resíduos, o IABAD atua junto aos associados para incentivá-los a atender à Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Para tanto, desenvolveu o Projeto Futuro Consciente, em parceira com a empresa Boomera, que envolve toda a cadeia de abastecimento. Esse compromisso na gestão dos resíduos é corroborado com a adesão à Coalizão Embalagens, grupo formado por 13 entidades representativas do setor empresarial de embalagens que, em 2015, assinou o acordo setorial federal para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens.
Uma das iniciativas da Coalizão é o movimento Separe. Não Pare que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.
Social
Nesse âmbito, o IABAD atua em diversas frentes para que os negócios de seus associados estejam em consonância com o pilar social, atendendo questões como direitos humanos, relações com comunidades e treinamento da força de trabalho, além da preocupação com a privacidade e proteção de dados e com a adoção de políticas e boas relações de trabalho.
Um grande exemplo desse investimento está inserido também no Projeto Futuro Consciente, que contrata cooperativas gerando aumento na renda dos cooperados, além de profissionalizar a atividade. O Guia sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, desenvolvido em 2020, que impulsionou a criação da Política de Privacidade da ABAD para resguardar os dados digitais de associados e parceiros, é outra forma de apoio aos associados.
Sem falar nas Campanhas Sociais que visam atender à população em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com a mobilização de todo o setor, em parceria com o Mesa Brasil SESC, milhares de famílias no Brasil já foram beneficiadas com a doação de produtos. Por meio da parceria, o IABAD também atua na Campanha Permanente de Combate à Fome, fazendo a ligação entre quem pode doar e quem precisa receber. Até junho deste ano, já foram arrecadadas mais de 11 mil toneladas de alimentos, atendendo a cerca de 2,7 milhões de pessoas.
Desde 2008, a ABAD, por meio do Instituto ABAD, também é signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras do Programa Na Mão Certa, desenvolvido pela Childhood Brasil.
Corporativa
Quando o assunto é governança, a ABAD se dedica a fortalecer as melhores práticas de gestão corporativa na cadeia de abastecimento. A cartilha Ética nos negócios, criada em 2018, convoca os empresários a abraçar uma bandeira apoiada em três pilares: compliance, concorrência leal e política de preços justa por canal. A ética e a transparência são preceitos adotados em todas as relações da ABAD e estão descritas em nossas Diretrizes de Compliance, no Código de Conduta e no Regulamento Interno (no site) e qualquer desvio pode ser denunciado. Já o Grupo ABAD Jovens e Sucessores é a nova geração de gestores do setor, que já nasce dentro da ABAD com as regras de compliance e transparência como valores irrefutáveis no processo de governança.