Na terceira semana de abril, as vendas totais do varejo moderno no Brasil tiveram queda de 15,1% em comparação com a semana anterior, segundo apurou a consultoria Nielsen Brasil. Esta análise semanal, iniciada desde o início das restrições decorrentes da Covid-19, engloba os resultados do autosserviço, farmácia e atacarejo, com dados de aproximadamente 150 varejistas de todo o País.
De acordo com a gerente de atendimento ao varejo da Nielsen Brasil, Fernanda Vilhena, essa desaceleração é natural, depois de um forte abastecimento na primeira semana do mês, para abastecimento e reposição da despensa, seguido de dias de compra para as festividades da Páscoa, na segunda.
Segundo o levantamento, as cestas de produtos sazonais, perecíveis frescos e mercearia foram as que mais contribuíram para a retração, já que elas são compostas por itens que registraram vendas expressivas para a Páscoa, como ovos de Páscoa (-98,3%), chocolates (-75,8%) e peixaria (-81,2%). A cesta de bebidas, com alta importância para o varejo, também apresentou queda, com os recuos mais significativos sendo verificados em vinhos de mesa (-26,3%), refrigerantes (-13,1%) e cervejas (-12,6%).
Os movimentos e tendências do consumo são tema do Anuário ABAD 2020. A publicação, editada pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores, será lançada em agosto próximo. Veja mais informação sobre o levantamento feito pela Nielsen Brasil.