Responsável pelo fornecimento de 95% dos produtos vendidos no comércio varejista independente (não ligado às grandes redes), o Canal Indireto registra crescimento e bom desempenho entre janeiro a março deste ano, com alta de 3% em relação a igual período de 2019. Em março, o crescimento foi de 8,47% na comparação com março do ano passado. E, em fevereiro, o setor cresceu 14,61% mais do que o mesmo mês de 2019. Esses dados constam da pesquisa mensal realizada pela ABAD em parceria com a FIA (fundação Instituto de Administração) junto a um grupo representativo de empresas do setor.
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Antes mesmo do caos mundial provocado pela pandemia da covid-19, já havia sinais de uma melhora gradual na economia brasileira. De acordo com o presidente da ABAD, Emerson Destro, o setor tem pela frente um grande desafio. Pois se, de um lado, trabalha com produtos de primeira necessidade, por outro, há a baixa procura de restaurantes, lanchonetes, padarias e outros transformadores, que estão fechados. Se o Canal Indireto registra crescimento no primeiro trimestre, isso leva à expectativa de 2020 ser um ano de faturamento equilibrado. O que seria resultado de um bom primeiro quadrimestre, um segundo mais difícil e um terceiro quadrimestre com desempenho melhor. O consumo represado no período mais agudo da pandemia deve se normalizar.
É possível conferir mais dados do balanço no site da ABAD.