Repensando a forma de gestão do negócio

A transformação provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) na economia e no comportamento das pessoas, certamente, vai impactar na forma como as empresas fazem sua gestão do negócio. O momento é adequado para repensar se as estratégias utilizadas devem ser mantidas agora.

Flávia Medeiros, articulista do portal in360, e Fábio Camparini, fundador da Smart Sell Pro, produziram artigo no qual afirmam que não adianta buscar maior lucratividade. É momento de focar somente no aumento de vendas. A baixa rentabilidade pode vir de variáveis como estoques que não refletem a demanda, mix de produtos inadequado, quadro de funcionários maior ou menor que o necessário, gastos com energia, aluguel, entre outras.

Demonstrativo de Resultados na gestão de negócios

Para os articulistas, é fundamental que as empresas elaborem um correto Demonstrativo de Resultados (DRE). Esse demonstrativo permite entender as variáveis que impactam nos resultados da empresa, como volume e tipo de faturamento, impostos, custo variável de produtos adquiridos, margem bruta, reflexos dos custos fixos da operação e o lucro final.

A análise dos resultados do DRE pode fornecer a receita para se atingir alta rentabilidade, com aumento do faturamento, melhoria nos processos de compra, redução de estoques e custos fixos da operação, além de uma boa gestão tributária.

A gestão de negócio do setor atacadista distribuidor e do varejo é um dos temas presente no Anuário ABAD 2020, editado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, que será lançado em agosto. A íntegra do artigo de Flávia Medeiros e Fábio Camparini, que contém orientações para aumentar a rentabilidade das empresas está em in.360.com.br.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*