A pandemia do coronavírus (Covid-19) está transformando os hábitos dos consumidores como nunca se viu no mundo. O Brasil não foge à regra. Com o isolamento social, os brasileiros buscaram alternativas para abastecer o lar. Por conta disso, o e-commerce vive um momento de expansão. De acordo com o relatório Thermometer Kantar, divulgado semanalmente pela consultoria Kantar Brasil, há crescimento de compras online em praticamente todos os setores. Desde o início da crise do coronavírus, as compras via e-commerce subiram de 19% para 34%, com destaques para alimentos e bebidas (17%), remédios sem prescrição médica (15%) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (12%). Outro dado relevante do levantamento, divulgado em 24 de abril último, indica que 39% dos entrevistados pretendem aumentar suas compras em sites de e-commerce.
As compras via e-commerce subiram de 19% para 34%, com destaques para alimentos e bebidas (17%), remédios sem prescrição médica (15%) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (12%)
O momento nunca foi tão favorável para o crescimento do e-commerce. As empresas que adotarem algumas medidas certamente sairão ganhando. Uma delas é entender a jornada de compra do shopper, rastreando o seu comportamento de compra, com vistas a orientar o planejamento estratégico. Outra é aumentar o conhecimento sobre o e-shopper para se preparar para o cenário pós-Covid-19.
O comportamento do e-commerce em tempos de pandemia é um dos temas que será abordado no Anuário ABAD 2020. A publicação da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores será lançada em agosto próximo. A íntegra do Thermometer Kantar está disponível em br.kantar.com.